Cultura

Empoderamento


Olá Amores!!

Hoje é o aniversário da morte de Martin Luther King, e quero fazer um bate papo sobre uma palavra, que agora está sendo muito usada: “empoderamento”.  

Ultimamente, essa palavra está sendo muito usada em debates , fóruns, mídias… mas o que significa essa força que está tão presente e latente??

Empoderar= dar ou conceder poder a si mesmo ou para outro. O uso agora é devido a luta por conscientização de mulheres e minorias por igualdade de direito social entre diferentes gêneros, raça…

Quis trazer esse tema, justamente hoje, devido a luta da mulher negra para conseguir igualdade nos espaços, pois as mesmas sofrem duas vezes preconceito: por ser mulher e por ser negra. Fazendo que seja duplamente militante.

Essas mulheres sempre lutaram com sofrimento para sustentar maridos, filhos e netos, e sendo escravas. São espinhas dorsais de suas famílias. enfrentando pobreza, marginalidade e condições inferiores a que são submetidas. Entretanto, mesmo com chegada da “liberdade”, até hoje lutam para se fazerem presentes no mundo e no mercado de trabalho, pois continuam sofrendo com discriminação, cargos inferiores e piores salários.

“A Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou em sua pesquisa que a taxa de desemprego para esse segmento passou de 10% em 1992 para 15,8% em 2005, com crescimento 58%. E mesmo assim, não desanimam. Mesmo com todos esses índices, a população negra “feminina”, ainda vislumbra uma realidade menos opressora para sua descendência.”  Fundação Palmares

O quero passar a importância de debatermos e lutarmos pelos nossos espaços. Estamos em 2017, e algumas guerreiras nos abriram portas, janelas e brechas, devemos nos apropriar disso!! Podemos ser o que quisermos!! Mesmo tendo que lutar duas vezes para conseguirmos ser protagonistas do papel que escolhermos para atuar. Podemos ser “bela, recatada e do lar” e ser astronautas!! Desde que seja uma escolha e não um imposição social.

Enfim, Mundo estamos aqui, existimos, e vamos lutar pelo que queremos!!

 

Foto: Duda Morais Figurino: Idunu

“E deixe-me dizer uma coisa, a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem” Viola Davis

Aqui estão alguns exemplos de mulheres negras que inspiraram ao longo da vida (algumas vocês já viram por aqui e outras verão muito);

Meninas: empodere-se!!

O que acharam??

Um caminhão de beijinhos

Pretricinha Blog